poesias do bloco de notas


23/02/2023

como é bom falar sobre as estrelas, estejam elas no mar ou no céu! 

é bom falar sobre o espaço, sobre poeira cósmca, cometas galáxias e supernovas.

e não é por causa de nada misterioso ou sombrio. é mais simples (tudo é mais simples). é por sua beleza, mesmo. a beleza desse universo-canção e versos, que dança sua música e traz ritmo para a vida.

universo que se origina na mitocôndria da bactérica, fazendo trocas energéticas.

o universo tempestuoso, mas que nos traz paz.

o universo que existiu quando estávamos dentro do útero da nossa mãe.

o universo do verso livre, do improviso.

como é bom falar sobre universos de espaços possíveis dentro de nós, dentro de seus olhoso e dentro do seu coração.

como é bom falar do universo das histórias repetidas, das palavras não ditas, do nó na garganta, das lágrimas que quase caem.

como é bom falar do universo musical da nossa voz, da sabedoria de quem escuta com atenção, do conhecimento de quem faz silêncio para ouvir.

este tal universo que fica lá em cima, imerso em estrelas e cá dentro, rodeado de sentimentos.

o universo das emoções que falam com as pontas dos dedos, que trafegam livremente pelo sistema circulatório e nos comunica pelo córtex. 

e ainda temos nossos universos paralelos: é bom falar sobre eles também, porque é onde diversos sonhos se fundem para que o universo da felicidade se funde dentro de cada um, quando olho para as estrelas e vejo o universo que elas contém.


-------------------------------------------------------

23/02/2023

certa vez, sozinha e vazia
distante da vida
olhei uma estrela e fiz uns pedidos
pedi companhia
pedi alegria
pedi que o amor chegasse em canção e poesia

e minhas retinas capturaram
o que nenhuma fotografia registraria
um céu repleto das mais belas estrelas
que eu nem imaginaria

e num silêncio quântico
ao som de grilos
e do violão a dedilhar
partilhar a visão do céu
foi convite que veio do pensar

é que lobos preferem a luz das estrelas
para fazerem jus à sua beleza
seja na luz do fogo ou do dia
eles se guiam pelo assobio do cachimbo
já que perto das estrelas
está a águia, lá em cima

só que morder a semente do amor com voracidade
pode deixar o cacau amargo, é verdade
chega até ser engraçado
mas não há aprendizado que não seja sagrado

é que o tal do pedi e obtereis
só aparece quando estamos preparados
quando o batismo te dá um novo nome
um novo estado

quando se aprende que no chão
lobos são solitários
como as estrelas e a águia no céu
mas, quando se encontram com o coração em brasa
dão um giro na ampulheta do infinito


-------------------------------------------------------

21/01/2023

Eu gostei de você
Você quis que eu não gostasse
Eu queria de novo te ver
Você quis que eu nem te olhasse
Fiz poemas e rimas pra você
Você desejou que eu as apagasse
Cheguei cedo nos encontros e nos roles
Você me deixou esperando, como se não lembrasse

E eu me liguei que eu não era a mina do teu querer
Tu só torcia pra que eu aceitasse
E por me amar primeiro, fui logo dando um jeito de te esquecer
À medida que você se afastasse
Meus sentimentos já não eram mais os mesmos por te ver
De tão longe, você se perderia no caminho caso voltasse
Frida Khalo me ensinou a não permanecer
Onde não me cabe, onde eu não me encaixe

Hoje, não sonho mais com você
Mesmo que de vez em quando eu sinta  saudades
Hoje, eu evito teu stories ou ter notícias de você
Pra não alimentar minha vontade
Hoje, eu sei que é questão de tempo te esquecer
Conto com ele pra que passe
E carregue qualquer dor ou sentimento
Que ficaram na lembrança de quando gostei de você de verdade.

Eu aqui te chamando de chama gêmea
E você chamando de alma, outra fêmea 


-------------------------------------------------------

12/12/2022

nós falamos sobre o machismo que nos fere
mas não falamos sobre o masculino a que ele se refere
falamos sobre homens opressores e violentos
mas não falamos sobre seus silenciamentos

quem foi que te ensinou a engolir o choro desde piá?
quem foi que te ensinou a bater pra não apanhar?
quem te falou que ter medo é coisa de mulherzinha?
quem foi que te ensinou a fazer marra e empunhar um canhão
pra proteger os sonhos do teu coração?

me responda, se responda:
tu não acha que sofre além da conta?
se não sabe pra quem pedir ajuda quando teu peito dói
toda vez que as mina vazam e o teu ego destrói?

e esses aí, que tu chama de comparsa
quando foi a última vez que tu falou a verdade sem ser motivo de piada?
caçoaram da tua cara, fazendo graça da tua desgraça
que sangrava, ardia e tu só queria um lugar seguro pra dividir tuas fita

silêncio

quem te contou que mulher ou é aqui-inimiga ou é vadia?
será que não te resta mais do que duas opções?
não faz sentido se o que eu devo amar, também devo odiar
bater, humilhar, mal tratar, desprezar, ignorar... 
tudo isso, só por ela não te amar?

não, na verdade não pode

qual é a dor que te cala?
teu silêncio te fere por dentro, corrói teu karma
a cumplicidade entre os teus diante do erro não te salva
do ressentimento, da impotência, a vida que cobra

porque se te ensinaram que pra ser homem tu precisa xingar, gritar, botar medo, mostrar o dinheiro, sofrer calado ou morrer
te ensinaram errado, vai ter que reaprender
se te ensinaram que mulher é pra usar, se lambuzar, parir, diminuir, casar, não gozar e fingir
também nos ensinaram errado, vamos temos que admitir

precisamos admitir que ninguém se livra de trauma de infância
e que ainda dá tempo de cuidar de si sem violência, com a devida importância
se livrar do peso do medo de fracassar, sem ter vergonha
e reescrever sua história de macho, de trauma e lembrança difícil
com as letras do m-a-s-c-u-l-i-n-o com novo sentido

com mão estendida, abraço e afeto
sem medo daquilo de diferente que não determina quem tu é
mas com quem tu pode conviver e ter por perto
aprender sobre auto-estima, amizade de verdade e saídas
sem precisar ficar nos extremos da vida
mas no equilíbrio de conhecer o que se passa aí por dentro


-------------------------------------------------------

06/11/2022

esqueça tudo o que você sabe sobre o amor
esqueça sobre as moças que foram salvas do perigo
sobre amantes que se amaram até o último suspiro
esqueça o amor incondicional
porque, na verdade, não sabemos na real
verbo, adjetivo, subjetivo
transitivo e intransitivo
partícula-onda pra'lém do infinito
entrada e saída do labirinto
de histórias fundidas de vidas de outras vidas
o amor que não cabe em definições
não se limita a letras e poesia
que não tem história repetida
que desafia a lógica e o instinto
o amor que cola contigo
ponto de convergência no infinito
tem gente que mata por amor
tem gente que vive por ele
tem gente que morre por amor
e por ele faz nascer
o amor, quando chega
chega pra tirar do lugar
pra saír do chão
pra enfrentar o cão 
pra confundir e acuar
chega pra testar até onde dá
é subversão
debocha do padrão
de braços abertos pra emoção
mostra o que está além da visão
esqueça tudo o que você supôs que seja amor
porque ele é um eterno ir e vir de dor
de existências sem fim
vidas em ciclos, encontros, desencontros
reencontros para nos unir
e deixar fluir

-------------------------------------------------------

30/10/2022

por que não posso desejar bem a mim mesma?
a gente passa uma vida buscando pela felicidade e quando a encontra
achamos que não a merecemos
por que não posso desejar a mim mesma que eu seja feliz?
e tenha prosperidade financeira, material, moradia digna, contas em dia
acesso à bens de consumo de qualidade?
por que me sentir culpada por viajar e aproveitar meu momento de descanso
tão merecido, na praia?
por que não posso ter pessoas a fins ao meu lado?
por que eu acho que não mereço ser amada?
e se eu me sentir amada, o que tem de errado nisso?
afinal, eu quero ser feliz, não quero?

-------------------------------------------------------

23/10/2022

essa paixão é algo que eu não posso evitar
tampouco sei como lidar

-------------------------------------------------------

18/10/2022

seu cheiro impregna meu pensamento
suas palavras me dão tesão
sua voz rouca ecoa pela minha espinha
me arrepia
o toque suave de seus dedos me faz suar
dói te amar e não poder te tocar
talvez, a melhor parte seja sonhar
com cada beijo que podíamos dar
com cada ato do seu olhar
talvez, a melhor parte seja escrever sobre você
sobre o quanto te quero, mas tenho que esquecer
nossos mundos nos confundem
tangenciam em extremos opostos que se fundem
em cada rima, cada poesia
cada palavra que tu dizia enquanto sorria
e eu não sei como isso termina
mas já te digo que eu não gostaria
de deixar para trás todo verso que eu escrevia
pensando em você
pensando na vida
desarme-se

-------------------------------------------------------

14/10/2022

seja forte, shirley
seja forte
a vida por si só já é difícil
e você precisa se ajudar
agradeça pelo que conquistou
fruto de sua luta, do tanto que batalhou
fruto da fé de que as coisas vão ficar bem

seja forte, shirley
seja forte
um dia de cada vez
não dê ouvidos à inveja do burguês
não escute pensamentos que destroem sua vez

lembra das vezes que ficou sem esperanças
conseguiu passar pelas tormentas da ignorância
lembra dos momentos de aperto no peito
precisava constância
quando pensou que não tinha saída
aí veio a bonança

não dê ouvidos à mesquinharia e fofoquinha
não deixe que roubem a sua paz
tu é mais do que isso
e todo mundo tem que correr atrás
cada um no seu espaço-tempo
tua vida não é um tanto faz

seja forte, shirley
tenha fé
não se entregue
não desacredite em você
coragem
teus guias te acompanham
tem aqueles que torcem pelo teu bem
olhe para eles
retribua o amor
não titubeia agora, nem nunca
por favor

por isso, escrevo essas notas
seja forte, shirley
seja forte
você não é o que os outros querem que você seja
e você não tem que ser nada pra agradar ninguém

-------------------------------------------------------

05/10/2022

me afino aos anjos caídos
porque se rebelaram contra os oprimidos
e hoje escondem seus sorrisos
em noites escuras e de frio

me afino aos olhos cheios d'água
ao grito preso na garganta
aos dentes cerrados de raiva
aos punhos fechados de dor

pelas mazelas e injustiças desse mundo
parece que há fundo, muito além do profundo
dessas almas que não cabem em um só corpo
me pergunto: o que vim fazer aqui

destroem tudo que há de mais belo
o homem parece não ver
que a humanidade que vencer
e eu sou só mais uma
pra quem dizem que não sou mais uma

dó no peito te amar
e não poder te tocar

me afino ao que me liberta do inimigo
que, por vezes, eu sou o anjo caído
nesse lugar de assombro tenho abrigo
nesse céu de estrelas encontro um amigo
arrepio

me afino aos seus maus ditames
aos passos ligeiros e constantes
não me traga mais conflitos, sou errante
me afino ao destino, que chamei de amante

-------------------------------------------------------------------

não sou do tipo de mina gostozinha
sou um tanto meio tímida
mas às vezes boto minhas ideias aqui pra rima
sou mulher e feminina
não fico por aí à deriva
não tenho paciência pra ostentação
eu uso tênis all star
calça jeans e blusão
meu cabelo, às vezes não se ajeita
minhas unhas mandam lembranças pra esmaltação
meus sapatos são baixos
vestidos sempre na contramão
meu batom vermelho e cor de rosa
marcam minha boca um tanto nervosa
sempre ando fora da moda
loka pra trocar um dedim de proza
muito além de qualquer tatuagem torta
meu corpo tem marcas que fazem sentido
e contam minha história
é q eu aprendi q lutar
vai muito além da norma
e não espere que eu vá te dar bola
se tu tá interessado em só me ver gostosa
pra mim, tem que fechar nas ideias
fugir dos padrões e das regras
não me apego a correntão
nem pose de dono da festa
não busco dinheiro, nem pouca conversa
pago minhas contas com trabalho, suor e ralação
e não abrindo minhas pernas
então, se quiser colar comigo
começa pelo respeito, é o mínimo
tem saber ouvir na humildade
com empatia e atenção
calor humano pra ver o mundo na mesma direção
entender que os privilégios já nasceram contigo
não exige de você presença, nem demonstração de carinho
não existe sintonia
se as nossas diferenças nos distanciam
é que tu sabe que só chega lá no topo
porque em casa tem proteção e abrigo
o amor precisa ser justo
pra mim, pra você, pro nosso mundo
e se um dia eu quiser ir embora
entenda: eu tô no lucro
a dor passa
e pra todos existe o futuro
não pense que pode destruir minha vida por direito
se a tua inveja é que sangra o coração aí no teu peito
tu engole o choro calado, sem ombro amigo
olha o que o machismo fez contigo
minou tua autoestima
me levou pra bem longe da tua vista
e enquanto tu continuar subestimando as mina
sinto muito, não sou eu quem vai correr contigo pra vida.

-------------------------------------------------------------------------

20/09/2022

feche os olhos:
te vejo nas entrelinhas das minhas pernas
entrelaço meus dedos em seu cabelo
beijo no pescoço e te trago pra mais perto
no céu da sua boca fica leve meu astral
me aperta pela cintura
me conforta no seu abraço
me puxa pelo quadril
pra sentir o beat do coração apertado
sua saliva me faz transpirar
arrepio que sobe pela nuca
mundos distantes se encontraram sem pensar
em planos paralelos combinaram o acaso com a lua
tu me olha no fundo dos meus olhos
suas palavras me dão tesão
minhas fantasias extrapolam o universo
é sobre almas que conversam entre versos
na experiência humana de sentir dor
me deparo com limites que me confrontam
te beijar seria a mais profunda conexão
prana sob o oceano de astros e estrelas que nos regem desde então
tu conversa comigo em sonhos sombrios
que surgem na noite mais profunda do infinito
vivendo em extremos opostos
existe algo proibido
que nos leva ao destino, que só faz confusão
ou talvez ainda não
estamos prontos pra entender?
o que eu não posso, tu não deve saber
mas em nosso pensamento
o desejo é o ensaio da ação
o seu mundo não me contém
o meu mundo é risco de vida
tanta coisa em comum
pudera eu te contar um dia
nas palavras que limitam o que posso dizer
não sei se todas as pessoas que amei
um dia devem saber
não sei se isso importa agora
ou se faria diferença entender
mas sempre que amo, algo me diz "não faça"
fico com medo, medo da desgraça
eu só queria por ti ser... ou não ser, vai saber
e a cena que vejo na minha fita
torço muito pra que, um dia, de verdade ela se repita
de sentir a sua pele mais perto da minha
e me jogar neste universo
sabendo da eternidade que existia 
pra muito mais daqueles três minutos em versos e poesia
um dia, pra ti leio meus tetos
se assim o acaso deixar
se não nessa vida, talvez na de lá.

-------------------------------------------------------------------------

18/09/2022

a bala que atravessa o peito da juventude
acerta na mira da adrenalina
que não deixou o guri voltar pro que vivia
por causa do tiro de pé que cortou a vila
que prega de cima do púlpito
e reza pro santo com fé
dizendo que é pra largar essa vida
mas, que vida é essa, se ela sempre foi o que é?
que política quer te salvar
roubando pra caralho
comendo meus impostos
me obrigando a pagar 
por sua vida medíocre
cheia de moralismo e regalia
achando que pra "salvar" a vila
bota dinheiro aqui, dinheiro ali
enquanto isso é tiro de bala perdida
na hipocrisia de uma justiça regada à injustiça
queria ver seu juiz pisando no barro
na frente da baia do paco
que ele mandou esperar
enquanto cumpria medida...
cumpria medida socioeducativa
como pena de prisão compreendida 
sinto muito, seu juiz, mas queira entender
o que faz essa justiça que criminaliza, pobreza, juventude e cor
e, não, o poder
que tira o direito de ele existir
que sumiu com seu pais, sequestrados pela máquina sangrenta
das corrupções ativas, passivas, trabalhadores da milícia
que no fim das contas
todo mundo aqui é vitima
da falta vergonha na cara cheia de boas intenções
de quando te tiram o direito de aprender a ler e escrever
te tiram o direito de pensar a ser
de reivindicar, de cobrar pelo que é seu
te jogam pra bem longe dos olhos e de ouvidos
a, agora, vem dizendo que a favela é tesouro escondido
fechando escolas por causa de tiros
então, me responda, qual é a causa da depressão?
é a falta de dinheiro que me deprime
ou eu me deprimo pela falta dinheiro, que não tem na mão?
e querem que a favela mostre toda sua potência
em excelência
pra tapar o buraco de abismo social
que me afasta da verdade crua e real
porque é mais fácil não ver
é mais fácil não perguntar
é mais fácil eu não me implicar
e continuar achando que tudo é culpa do governo
que eu ajudei a eleger!
que não me faz responsável pela indiferença
pela dor do consumidor capitalista
e a vida vai ficando cada vez mais dura e fria
quanto mais olho pra ela
preciso me esforçar pra ver 
potência no ser humano
esteja ele na favela ou no poder
e agora, mais um jovem 
levou tiro de raspão
foi por pouco, deu sorte
valeu a adrenalina e a emoção
depois, eu não sei
disseram pra ele pra dizer pro sr juiz
que ele quer "mudar de vida"
pra terminar logo essa medida
mas que juiz que vai mudar a realidade da vila?
bom, mas isso aí é conversa pra outro dia
ou outra eleição
melhor ficar por aqui
nos vemos daqui quatro anos, então

---------------------------------------------------------------------------

01/09/2022

a vida pede que eu desacelere
ela corre e me diz "slow down, be quiet"
a vida sutilmente dá seus avisos
dói aqui, corrói ali
a gente não liga
e, de repente, ela diz
"é degenerativo, não tem volta"
slow down
foi o peso de viver?
foi o peso de ser eu.
carregando equipaje
correndo mundo afora
é intenso, é veloz
passa rápido
não vai dar tempo de viver tudo
slow down
perdemos o time
perdi a hora
não é mais agora
e o tempo
sempre com pressa
sempre depressa
ele corre demais
se escapa de mim
e me diz
slow down, girl
slow down

----------------------------------------------------

30/08/2022

amar é um ato de resistência
em um mundo onde só se oferece ódio, rancor, opressão e violência
amar é um ato de resistência
onde só tem corrupção, mentira, indiferença e mágoa
amar é um ato de resistência
onde há intolerância, injustiça, falsidade e maldade
amar é um ato de resistência
para cada grosseria, xingamento, humilhação e desprezo
amar é um ato de resistência
para cada mal estar, pensamentos negativos, dores na alma e inveja
amar é um ato de resistência
toda vez que tiram sua paz, que te julgam, te ofendem ou provocam
amar é um ato de resistência
sempre que sentir vontade de desistir, de entregar os pontos, de largar tudo
amar é um ato de resistência
e quando sentir culpa por existir, tristeza pelo que não consegue mudar
solidão no meio da multidão e aflição
amar é um ato de resistência
quando tudo à sua volta é caos, perturbação, maldade e desespero
lembra:
amar é um ato de resistência

------------------------------------------------------------------------------------

27/08/2022

te chamam de playboy
me chamam de patricinha
mas, deixa eu te contar uma coisa
o que tenho
é consciência política

eu entendo a sua dor
eu vejo a sua cor
mesmo não cortando minha pele
eu entendo seu rancor
mesmo não vivendo sua visão
também rimo com emoção

eu tô aqui porque me indigno
com polícia e paredão
também penso que eles são cuzão
que pra ser livre eu preciso existir
assim como tu
que chegou até aqui

eu te vejo como um irmão
hoje, por ti
amanhã, falamos com o coração
e não me importa de onde você veio
importa, mesmo, é como eu te vejo

e vejo gente por toda parte
aquelas que lutam e resistem sem saber
aquelas que choram
e se erguem sem temer
vejo gente injustiçada todo dia
e o que mais posso fazer
a não ser fazer minhas rima?

o que mais posso dizer
a não ser que vai ficar tudo bem
que estou aqui por ti, por mim
na resistência, na escrita
logo ali, dobrando a esquina

--------------------------------------------------------


Comentários